Os Prémios Jovens Músicos contam já com 23 edições. Esta competição é considerada uma das provas mais importantes para os jovens músicos que vêm de norte a sul do país, para tentarem ser um dos vencedores de um prémio que oferece não só um valor monetário significativo, como, acima de tudo, a oportunidade de tocar à frente das melhores orquestras do nosso país.
Tratando-se de uma competição onde existe rotatividade dos instrumentos em prova, por ser anual, este ano vão concorrer alunos de trompa e violoncelo no nível médio (até aos 18 anos), e de tuba, viola de arco, saxofone, clarinete e guitarra clássica no nível superior (dos 18 aos 25 anos). Também vão estar a concurso grupos de música de câmara nos dois níveis.
Esta competição divide-se em três fases: primeiramente os alunos gravam um vídeo onde tocam o repertório obrigatório, depois, os apurados pelo júri, fazem uma outra prova, que este ano se realiza na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), e, por fim, os que passarem à final, deslocam-se à Casa da Música, no Porto, para realizar a derradeira prova. Existe ainda um concerto final onde os laureados de cada instrumento tocam um andamento de concerto à frente da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian. O participante que se destacar dos restantes vencedores recebe ainda o prémio Maestro Silva Pereira, que oferece uma bolsa de estudo fora do nosso país. Este concerto final vai-se realizar em Faro, no Teatro das Figuras.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário