sábado, 3 de outubro de 2009

À noite, o Concerto…



Concerto de Laureados do Prémio Jovens Músicos 2009
A Orquestra Gulbenkian dirigida por Joana Carneiro começou por interpretar The Unanswered Question, seguindo-se depois o 1º andamento do Concerto para saxofone e orquestra de cordas Op.14 de Lars-Erik Larsson com o solista Ricardo Pires (1º prémio de Saxofone nível superior).
Ricardo Carvalhoso (1º prémio de Tuba nível superior) foi solista no 2º e 3º andamentos do Concerto para tuba de Valery Strukow, Francisco Franco (1º premio de Guitarra nível superior) foi o solista a interpretar o 2º andamento do Concerto de Aranjuez de Joquin Rodrigo, ainda de Jean Françaix o 3º e 4º andamentos do Concerto para clarinete com o solista João Moreira (1º premio de Clarinete nível superior), e a primeira parte ficou concluída com o 3º andamento de Der Schwanendreher de Paul Hindemith onde foi solista Mariana Blanc (1º premio de Viola de Arco nível superior).
Depois do intervalo, o Quarteto de Cordas (1º premio de Música de Câmara nível superior) composto por David Ascensão e Rodrigo Gomes (violino), Blanc (viola) e Maria Isabel Vaz (violoncelo) interpretou o Quarteto de Cordas Nº8 em dó menor, Op. 110 de Dmitri Chostakovich.
A Orquestra Gulbenkian interpretou depois Pavana para uma infanta defunta de Maurice Ravel, obra durante a qual o júri decidiu o vencedor do Prémio Maestro Silva Pereira, que foi entregue pela sua doadora, a Professora Teresa de Macedo a João Moreira vencedor na categoria de Clarinete.
O Concerto de Laureados do PJM 2009 terminou com a orquestra Gulbenkian dirigida por Joana carneiro a interpretar o 4º andamento da Sinfonia Nº1 em dó maior de Beethoven

Sem comentários:

Enviar um comentário