terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Programas para a 24ª edição do Prémio Jovens Músicos / RTP - Antena 2
Advertências:
- a divulgação deste documento não dispensa a consulta do Regulamento da 24ª edição PJM, a publicar no início do mês de Abril.
- a Antena 2 reserva-se o direito de alterar partes do conteúdo deste documento até à data da publicação oficial do mesmo regulamento.
Categoria A – Solistas
Nível Médio: Trompete, Violino
– para concorrentes nascidos a partir de 01 de Outubro de 1991, à excepção de vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores.
Nível Superior: Flauta, Oboé, Percussão, Contrabaixo
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de Outubro de 1984, à excepção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.
Categoria B – Música de Câmara
Nível Médio: até sexteto
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de Outubro de 1991, à excepção de vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores.
Nível Superior: até sexteto
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de Outubro de 1984, à excepção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.
Categoria C – Voz solista, Nível Superior
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de Outubro de 1983, à excepção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.
O Calendário da presente edição será o seguinte:
Maio de 2010: avaliação das provas submetidas por vídeo (Pré-Eliminatória)
25 a 31 de Julho 2010: Eliminatórias (Porto)
03 a 08 de Setembro 2010: Finais (Lisboa)
Outubro de 2010: Concerto de Laureados (dia a confirmar)
------------------------------------
CATEGORIA A
FLAUTA | Nível Superior
Pré-eliminatória (por gravação em DVD)
1. Uma das seguintes alíneas, à escolha:
a) J.S. Bach: Partita (Solo) para Flauta Solo em Lá menor; 2 andamentos:
i. 1º (Allemande) ou 2º andamento (Corrente)
ii. 3º andamento (Sarabande)
b) C.P.E. Bach: Sonata para Flauta Solo em Lá menor, 2 andamentos:
i. 1º (Poco Adagio)
ii. 2º (Allegro) ou 3º (Allegro)
2. Karg-Elert: Sonata Appassionata
Eliminatória
1. Emanuel Marcelino: Vento Leve, para flauta solo - encomenda do PJM (a publicar pelas edições Ava)
2. Schubert: Introdução e Variações sobre “Trockne Blumen”
3. Uma das seguintes peças:
- C. Halffter: Debla
- L. Berio: Sequenza
- F. Donatoni Nidi (flautim) – um andamento só
- E. Carter: Scrivo in Vento
- T. Takemitsu: Voice
- T. Ichiyanagi: In a Living Memory
4. Uma das seguintes peças:
- Boulez: Sonatine
- Dutilleux: Sonatine
- Jolivet: Chant de Linos
- Liebermann: Sonata
- Martin: Ballade
- Martinu: First Sonata (dois andamentos à escolha)
- Prokofiev: Sonata (dois andamentos à escolha)
Final
a) Uma obra livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do curso) – dur. max. 10’
b) Um concerto (memorizado) a escolher entre os seguintes:
- Feld: Concerto
- Ibert: Concerto
- Jolivet: Concerto
- Mozart: Concerto em Ré maior
- Mozart: Concerto em Sol maior
- Penderecki: Concerto
- Reinecke: Concerto
- Rodrigo: Concierto Pastoral
OBOÉ | Nível Superior
Pré-Eliminatória (por gravação em DVD):
Duas alíneas à escolha entre:
a) George P. Telemann: Uma Fantasia para oboé solo, das "12 Fantasien fur Querflote ohne Bass"/ "12 fantasias para flauta solo."
b) R. Schumann: Uma das Três Romances para Oboé e Piano.
c) B. Britten: Duas das Seis Metamorfoses, Op. 49 para Oboé Solo.
Nota: a peça de Schumann deverá ser gravada obrigatoriamente com acompanhamento de piano
Eliminatória:
a) Daniel Moreira : Pastoral para oboé solo - Encomenda do Prémio Jovens Músicos (a publicar pelas edições Ava).
b) Uma peça à escolha entre:
- A. Vivaldi: Sonata em Dó menor KV53.
- J.S. Bach: Sonata em Sol menor BWV 1020.
c) Uma obra à escolha entre:
- A. Dorati: Peças nº 1, nº 3 e nº5 (tocar as três), das 5 Peças para Oboé Solo.
- Edison Denisov: Solo para Oboé.
- Eliot Carter: Inner Song.
d) Uma peça para Oboé e Piano à escolha entre:
- N. Skalkottas: Concertino para Oboé e Piano.
- Lutoslawski : Epitaph.
- D. Milhaud: Sonatine
- Jolivet: Serenade.
- H. Dutilleux: Sonata.
- A. Dorati: Duo Concertante
Final
a) Uma obra à escolha entre:
- Gillees Silvestrini: Dois estudos completos dos Seis Estudos para Oboé
- L. Berio: Sequenza VII.
- Castiglioni: Alef.
- H. Holliger: Sonata para Oboé solo.
- H. Zender: Três peças para Oboé Solo.
- Henri Tomasi: Evocations.
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
- W. A. Mozart: Concerto em Dó maior, KV 314.
- R. Strauss: Concerto em Ré Maior.
- Bernard Molique: Concertino para Oboé e Orquestra.
- Kalliwoda: Concertino Op. 110.
- B. Martinu. Concerto para Oboé e Pequena Orquestra.
- R. V. Williams : Concerto para Oboé e Orquestra de Cordas.
- B.A. Zimmermann : Konzert
TROMPETE | Nível Médio
Pré-eliminatória (por gravação em DVD):
a) Dois estudos a escolher entre os três livros:
- J.B.Arban - 14 estudos característicos
- V.Brandt - 34 Studies
- Theo Charlier - 36 Études Transcendantes
b) Uma peça à escolha entre:
- A.Aroutiounian – Aria and scherzo
- Roger Boutry – Trompetunia
- V.Brandt – Concertpiece nº1
- V.Brandt – Concertpiece nº2
- A.Goedick – Konzert-Etude
Eliminatória
a) Gonçalo Gato Lopes: Transformação para trompete solo solo - Encomenda do Prémio Jovens Músicos (a publicar pelas edições Ava).
b) Uma obra à escolha entre:
P.Hindemith – Sonata para trompete e piano
K.Kennan – Sonata para trompete e piano
F.Peeters – Sonata para trompete e piano
K.Pills – Sonata para trompete e piano
H.Stevens – Sonata para trompete e piano
c) Uma obra à escolha entre:
E.Bozza – Rustiques
T.Charlier – Solo de concours
T.Charlier – Second solo de concours
J.Turrin – Caprice
H.Tomasi – Tryptique
Final
a) Uma obra para trompete solo, do séc. XX / XXI
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
A.Aroutiounian – Concerto
O.Bohme – Concerto em Fá menor, op.108
J.B.Neruda – Concerto em mib Maior
J.Haydn – Concerto em mib Maior
J.N.Hummel – Concerto em mib Maior, S.49
PERCUSSÃO | Nível Superior
Pré-Eliminatória (por gravação em DVD):
a) Elliot Carter: Uma peça de Eight Pieces for Four Timpanis
b) Jacob Druckman: Dois andamentos contrastantes de Reflections on the Nature of Water
c) Askell Mason: Kim para caixa
Eliminatória
a) Sofia Borges: D’Ouro sobre Azul para Marimba (5 oitavas) - Encomenda do Prémio Jovens Músicos (a publicar pelas edições Ava).
b) Nicolas Martynciow: Tchik
c) Johann Sebastian Bach: Uma fuga à escolha do candidato, tocada em Marimba (originalmente escrita para corda ou tecla)
d) Iannis Xenakis: Rebonds A ou Rebonds B
Final
a) Uma obra, ou parte, de autor nascido no séc: XX – diferente das apresentadas nas provas pré-eliminatória e eliminatória, com duração de 10 minutos (aprox.).
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
- Richard Rodney Bennett: Concerto for Percussion
- Richard Rodney Bennett: Concerto for Marimba & Chamber Orchestra
– Eurico Carrapatoso: Suite d’Aquém de d’Além Mar, para marimba e orquestra de cordas
– Paul Creston: Concertino for Marimba
- Eckhard Kopetzki: Konzert für Marimba und Streicher
- Peter Klatzow: Concerto for Marimba and String Orchestra
- Andre Jolivet: Concerto pour Percussion
– Darius Milhaud: Concerto para Marimba e Vibrafone
- Emmanuel Séjourné: Concerto for marimba and Strings
- Emmanuel Séjourné: Concerto for vibes and strings
VIOLINO | Nível Médio
Pré-eliminatória (por gravação em DVD)
a) Dois estudos contrastantes, de dois autores diferentes, a escolher entre os seguintes:
Jacob Dont – Op.35
Frederigo Fiorillo – 36 Caprichos
Rudolphe Kreutzer – 42 Estudos
Pierre Gaviniés – 24 Matinées
Niccolò Paganini – 24 Caprichos
Pierre Rode – Estudos
Henryk Wieniawski – L’École Moderne Op.10
Eliminatória
a) Tiago Derriça - Estudo entre estudo, para violino solo - Encomenda do Prémio Jovens Músicos (a publicar pelas edições Ava).
b) J.S. Bach – Dois andamentos das Sonatas e Partitas
c) Um primeiro andamento de uma Sonata à escolha, entre:
W.A. Mozart.
L.v.Beethoven
d) Uma obra à escolha entre:
P. Sarasate – Introdução e Tarantela
F. Kreisler – Prelúdio e Allegro
H. Wieniawski – Scherzo-tarantelle, Op.16
Ernest Bloch – Nigun
Aaron Copland – Hoe-Down
Saint-Saens – Rondo Capricioso
Final
Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
- W.A. Mozart – (nº 3, nº4 ou nº5)
- Dmitri Kabalevsky – Concerto Op. 48 em Dó Maior
- Max Bruch, Concerto em Sol m
- Wieniawski, Concerto nº 2
- Mendelssohn, Concerto em Mi m
- Tchaikoswski, Concerto em Ré M
- Lalo – “Sinfonia Espanhola” (3 andamentos)
CONTRABAIXO | Nível Superior
Pré-eliminatória (por gravação em DVD)
a) J. S. Bach - Dois andamentos contrastantes das Suites para Violoncelo Solo (transcrição livre)
ou dois andamentos contrastantes da Suite de Hans Fryba.
b) Um estudo à escolha, entre os seguintes:
- Annibale Mengoli – 20 Estudos de Concerto (Ed. Yorke)
- Edoard Nanny – “20 études de virtuosité” (Ed. Leduc)
- Ítalo Caimmi – 20 Estudos “La Técnica Superiore del Contrabbasso” (Ed. Ricordi)
Eliminatória
a) Vanessa Valério – Magma, para contrabaixo solo - Encomenda do Prémio Jovens Músicos (a publicar pelas edições Ava).
b) Uma sonata completa à escolha entre:
- Johann Matthias Sperger – Sonata em ré maior (T40) ou Sonata em si menor (T36) (Ed. Hofmeister)
- J. S. Bach – uma das Sonatas para viola da gamba (transcrição livre)
- Henry Eccles – Sonata (transcrição livre)
- Franz Schubert – Sonata “Arpeggione” (transcrição livre)
- Adolf Misek – Sonata nº 1 ou Sonata nº 2
- Tetsuo Kawakami – Sonata (Ongaku No Tomo Edition)
- Paul Hindemith- Sonata (Ed. Schott)
- Frantisek Hertl - Sonata
c) Uma obra à escolha entre:
- Giovanni Bottesini – Élégie (nº1) e Tarantella
ou Grande Allegro di Concerto ou Fantasia “ La Sonnambula” ou Introdução e Bolero.
- Reinhold Glière – duas das “4 Peças” (Präludium, Scherzo, Intermezzo, Tarantella) (Ed. Hofmeister)
- Alfred Desenclos, Ária e Rondo (Ed. Leduc)
d) Uma obra à escolha entre:
- Cândido Lima – Cantorião (versão para contrabaixo solo)
- Fernando Lapa – As Cinco Portas do Labirinto (Low Note Musikverlag)
- Jorge Peixinho – Solo (original para 5 cordas. Adaptação possível para 4 cordas)
- Emil Tabakov – Motivos
- Hans-Werner Henze – Serenade (Ed. Schott) ou “S. Biagio 9 de Agosto ore 1207” (Ed. Schott)
- Virgilio Mortari - Fogli d’Album (Ed. Ricordi)
Final
a) Uma obra dos séculos XX-XXI (diferente das apresentadas na Eliminatória) – dur. max. 10’
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
- Sergei Koussevitsky – Concerto para Contrabaixo e Orquestra, Op. 3
- Giovanni Bottesini – Concerto para Contrabaixo e Orquestra nº2 (si menor)
- Lars-Erik Larson – Concertino para contrabaixo e cordas Op. 45 nº 11 (Carl Gehrmans Musickförlag)
- Carl Ditters von Dittersdorf – Concerto para Contrabaixo e Orquestra nº 2 (mi maior)
- Jean Françaix – Concerto para Contrabaixo e Orquestra (o 3º andamento pode ser tocado 1 oitava baixa) (Ed. Schott)
- Johann Baptist Vanhal – Concerto para Contrabaixo e Orquestra
- Eduard Tubin – Concerto (Ed. Gehrman)
- Nino Rota – Divertimento Concertante (Ed. Carisch)
- Johann Matthias Sperger, Concerto (nº15) em Ré Maior (Ed. Hofmeister)
§ A afinação das cordas do contrabaixo, em orquestra ou solo, deverá ser adaptada às obras escolhidas.
§ As edições mencionadas são unicamente a título informativo e não obrigatório.
CATEGORIA B
MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior (até sexteto ***)
Pré-eliminatória (por gravação em DVD)
a) Um andamento de duas obras, de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 15 minutos.
Eliminatória
a) Uma obra completa, de época à escolha
b) Parte de outra obra, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos. O Júri pode invalidar o grupo que não cumprir o tempo estipulado.
Final
a) Uma obra ou parte, de autor português (diferente das apresentadas na Pré-Eliminatória e Eliminatória) - duração máxima de 10 minutos. **
b) Uma obra completa, diferente das apresentadas na eliminatória.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos. Se o repertório escolhido pelos candidatos exceder a duração estipulada, o júri reserva-se o direito de escolher os andamentos que deseja ouvir.
Nota:
• O repertório para as três provas deve proceder de obras originais.
• Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.
• Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. (Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador).
** O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em www.rtp.pt
*** O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio Jovens Músicos
CATEGORIA C
VOZ SOLISTA | Nível Superior
[Candidatos nascidos a partir de 1 de Outubro de 1983.]
Pré-eliminatória (por gravação em DVD)
a) Um lied à escolha
b) Uma ária de ópera à escolha
As provas têm de ser cantadas em dois idiomas diferentes
Eliminatória
a) Dois lieder (pelo menos um, dos sécs. XX/XXI)
b) Uma ária de oratória à escolha
c) Uma ária de ópera à escolha
As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
A duração total das obras apresentadas em a), b) e c) é de um máximo de 25 minutos.
O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.
Final
a) Dois lieder à escolha (pelo menos um, de compositor português)
b) Uma ária de oratória à escolha
c) Uma ária de ópera até ao séc. XIX
d) Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI
As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o português.
A duração total das obras apresentadas em a), b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos.
O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário