quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRÉMIO JOVENS MÚSICOS – 26ª EDIÇÃO – 2012



CATEGORIA A – SOLISTAS

NÍVEL MÉDIO: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1993, à exceção de vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.

nota: as obras encomendadas pela RTP-Antena 2 / Prémio Jovens Músicos estão disponíveis através das Edições Ava - (http://www.editions-ava.com)

SAXOFONE

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD)

a) Uma obra a escolher entre:

. Eugène BOZZA, Aria
. Jacques IBERT, Aria
. Florent SCHMITT, Songe de Coppélius, Op. 30, Nº11

b) Uma obra a escolher entre:

. NODA, Ryo, Improvisation I
. NODA, Ryo, Improvisation II
. NODA, Ryo, Improvisation III

c) Robert PLANEL, Prélude et Saltarelle


ELIMINATÓRIA

a) Daniel BERNARDES, Havoc - Encomenda do PJM

b) Uma obra a escolher entre:

. António Vitorino de ALMEIDA, Allegro de concerto Op. 106
. Carlos Filipe CRUZ, Krisis (ed. Carlos F. Cruz)
. Tiago DERRIÇA, Sonata
. Jorge SALGUEIRO, Danças do Cão (ed. Jorge Salgueiro)

c) Uma obra a escolher entre:

. Paul CRESTON, Sonata, Op. 19
. Paul HINDEMITH, Sonata
. Robert MUCZYNSKI, Sonata, Op. 29
. Claude PASCAL, Sonatine
. Henri TOMASI, Ballade
. Ida GOTKOVSKY, Brillance
FINAL

a) Uma obra para saxofone solo à escolha do candidato (diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores)

b) Uma obra completa (memorizada) a escolher entre:

. Eurico CARRAPATOSO, Sete peças em forma de boomerang (ed. Eurico Carrapatoso)
. Pierre Max DUBOIS, Concerto
. Alexandre GLAZOUNOV, Concerto
. Jacques IBERT, Concertino da Camera
. Paule MAURICE, Tableaux de Provence
. Darius MILHAUD, Scaramouche
. Heitor VILLA-LOBOS, Fantasia




VIOLINO

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD)

Dois estudos contrastantes, de dois autores diferentes, a escolher entre os seguintes:

. Jacob DONT – Op.35
. Frederigo FIORILLO – 36 Caprichos
. Rudolphe KREUTZER – 42 Estudos
. Pierre RODE – Estudos
. Henryk WIENIAWSKI – L’École Moderne Op.10



ELIMINATÓRIA

a) Fernando LOBO – La Passeggiata di Dédalo - Encomenda do PJM

b) Johann S. BACH – Dois andamentos de carácter contrastante das Sonatas e Partitas

c) Um primeiro andamento de uma Sonata à escolha, entre:

. Wolfgang A. MOZART
. Ludwig van BEETHOVEN
. Franz SCHUBERT

d) Uma obra à escolha entre:

. Pablo de SARASATE – Introdução e Tarantela
. Pablo de SARASATE – Romanza Andaluza
. Pablo de SARASATE – Arias Ciganas
. Fritz KREISLER – Prelúdio e Allegro
. Henryk WIENIAWSKI – Scherzo-tarantelle, Op.16
. Henryk WIENIAWSKI – Polonaise Concertante, em Ré M
. Ernest BLOCH – Nigun
. Aaron COPLAND – Hoe-Down
. Camille SAINT-SÄENS – Rondo Capricioso
. Camille SAINT-SÄENS – Havanaise
. Fernando LOPES-GRAÇA – Pequeno Tríptico
. Piotr I. TCHAIKOVSKY – Valsa Scherzo, op.23


FINAL

Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:

. Wolfgang A. MOZART – Concerto nº 3, em Sol M
. Wolfgang A. MOZART – Concerto nº 4, em Ré M
. Wolfgang A. MOZART – Concerto nº 5, em Lá M
. Dmitri KABALEVSKY – Concerto Op. 48 em Dó M
. Max BRUCH, Concerto em Sol m
. Max BRUCH, Concerto nº 2, em Ré m
. Henryk WIENIAWSKI, Concerto nº 2, em Ré m
. Félix MENDELSSOHN, Concerto em Mi m
. Julius CONUS – Concerto em Mi menor
. Samuel BARBER – Concerto Op.14
. Henri VIEUXTEMPS - Concerto nº 4, em Ré m
. Henri VIEUXTEMPS - Concerto nº 5, em Lá m
. Camille SAINT-SÄENS – Concerto nº 3, em Si m

NÍVEL SUPERIOR:

Fagote, Trompete, Violeta: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1986, à exceção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.

Canto: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1984, à exceção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.

nota: as obras encomendadas pela RTP-Antena 2 / Prémio Jovens Músicos estão disponíveis através das Edições Ava - (http://www.editions-ava.com)


FAGOTE

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD)

a) Georg Philipp TELEMANN - Sonata em Fá menor para fagote e Bc TWV 41:f1

b) Uma peça solo à escolha entre:

. Willson OSBORNE - Rhapsody
. Gordon JACOB – Partita Solo for Bassoon
. Jean-François LÉZÉ – Swing-Lines
. Olav BERG – Vertigo
. Fátima FONTE – Arabesco


ELIMINATÓRIA - o candidato deve organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 / 30 minutos.

a) Edward Luís AYRES D’ABREU – Díptico Nocturno - Encomenda do PJM (3’)

b) Uma peça a escolher entre:

. Camille SAINT-SÄENS - Sonata para Fagote e piano, Op.168
. Alexandre TANSMAN – Sonatine para Fagote e Piano
. Fernando C. LAPA – Plural X
. Marcel BITSCH – Concertino

c) Um andamento de um Concerto, à escolha entre:

. Wolfgang A. MOZART – Concerto para Fagote e Orquestra em Sib M KV 191 (com cadência, se constar do andamento escolhido)
. Carl Maria von WEBER - Concerto para Fagote e Orquestra em Fá M, Op.75
FINAL

a) Uma obra de autor nascido no século XX, diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores. (Duração aproximada 10 min.)

b) Um concerto memorizado a escolher entre:

. Gioacchino ROSSINI - Concerto para Fagote e Orquestra
. André JOLIVET- Concerto para Fagote e Orquestra
. Johann Nepomuk HUMMEL – Grand Concerto para fagote e Orquestra em Fá M
. Jean FRANÇAIX – Concerto para fagote



TROMPETE

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD)

a) Georges ENESCU - Légende

b) Uma peça a escolher entre:

. John CHEETHAM - Concoctions
. Vincent PERSICHETTI - Parable XIV, op. 127
. Anthony PLOG - Postcards


ELIMINATÓRIA

a) David MIGUEL - The Broken Note – Encomenda PJM

b) Uma peça a escolher entre:

. Johann Friedrich FASCH- Concerto em Ré M
. Georg Philipp TELEMANN - Concerto em Ré M
. Johann HERTEL - Concerto em Ré M, nº 3
. Pietro BALDASSARE - Sonata em Fá M, nº1

c) Uma peça a escolher entre:

. Jean FRANÇAIX - Sonatine
. Jacques CASTÉREÈDE - Sonatine
. Pierre GABAYE – Sonatine
. Marcel BITSCH - Quatre Variations sur um Theme de Domenico Scarlatti


FINAL

a) Uma peça a escolher entre:

. Hans Werner HENZE - Sonatine
. Stanley FREEDMAN- Solus
. Toru TAKEMITSU – Paths

b) Uma obra memorizada à escolha entre:

. André JOLIVET - Concertino
. Henri TOMASI- Concerto
. Charles CHAYNES – Concerto nº 1
. Alfred DESENCLOS - Incantation, Threne, et Danse
. Eino TAMBERG – Concerto nº 1




VIOLETA

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD)

a) 1º andamento (com cadenza) de um concerto de Franz Anton HOFFMEISTER, Carl STAMITZ (em Ré M), ou Wolfgang A. MOZART (transcrição do concerto de clarinete).

b) Johann S. BACH - Dois andamentos a escolher entre uma das Suites para violoncelo solo ou Sonatas e Partitas para Violino Solo. (Transcrição para viola solo)


ELIMINATÓRIA

a) Igor C. SILVA – Acid/!” – Encomenda do PJM

b) Uma sonata completa com piano a escolher entre:

. Johannes BRAHMS - Sonata Op. 120 Nº1
. Johannes BRAHMS - Sonata Op. 120 Nº2
. Paul HINDEMITH - Sonata Op. 11 Nº4
. Paul HINDEMITH – Sonata Op. 25 Nº4
. Paul HINDEMITH - Sonata 1939
. Dmitri SCHOSTAKOVITCH - Sonata Op. 147
. Henri VIEUXTEMPS - Sonata op.36
. Franz SCHUBERT - Sonata Arpeggione
. Rebecca CLARKE – Sonata

c) Uma peça a escolher entre:

. George ENESCU – Concertpiece
. Carl Maria von WEBER - Andante e Rondo Hungarese
. Henri VIEUXTEMPS – Elegy
. Fernando LOPES-GRAÇA - Quatro peças em Suite
. Cláudio CARNEYRO – Khroma
. Astor PIAZZOLA - Le grand Tango
. York BOWAN – Fantasia para viola e piano op. 54
. Léon FIRKET - Concertpiece


FINAL

a) Uma obra dos sécs. XX-XXI (diferente das apresentadas na prova Eliminatória) - duração aproximada 10m

b) Um concerto memorizado a escolher entre:

. William WALTON
. Bela BARTOK
. Joly BRAGA SANTOS
. Paul HINDEMITH - Der Schwanendreher
. Krzysztof PENDERECKI
. Alfred SCHNITTKE



CANTO

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD)

a) Um lied (*) à escolha

b) Uma ária de ópera à escolha

nota: As provas têm de ser cantadas em dois idiomas diferentes


ELIMINATÓRIA

a) Nuno da ROCHA – Quatro Últimas Canções – quatro personagens a partir do romance de Vasco Graça Moura (*) - Encomenda do PJM

(*) disponíveis várias versões, para diferentes registos

b) Um lied à escolha

c) Uma ária de oratória à escolha

d) Uma ária de ópera à escolha

notas:
- As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
- A duração total das obras apresentadas em a), b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos.
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.



FINAL

a) Dois lieder à escolha (pelo menos um, dos sécs. XX/XXI)

b) Uma ária de oratória à escolha

c) Uma ária de ópera até ao séc. XIX

d) Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI

notas:
As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o português.
A duração total das obras apresentadas em a), b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos.
O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.

(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os candidatos interpretar canções em diferentes idiomas

Categoria B:
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio

Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1986, à excepção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1993, à excepção de vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível Superior.Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.

MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD)
a) Um andamento de duas obras, de carácter e época diferentes.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 15 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.


ELIMINATÓRIA
a) Uma obra completa, de época à escolha
b) Parte de outra obra, de carácter e época diferentes

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.


FINAL
a) Uma obra ou parte, de autor português - duração aprox. de 10 minutos.
b) Uma obra completa.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.

Obs.:

• O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.

• O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.

• O repertório para as três provas deve proceder de obras originais.

• Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.

• Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. (Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador).

nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta através do Secretariado do Prémio.

nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio.

Categoria C – Música Barroca


Pela primeira vez desde a sua criação, o Prémio Jovens Músicos leva a concurso a categoria de Música Barroca.
Pretende-se, assim, dinamizar e incentivar a prática historicamente informada e, simultaneamente, reconhecer a importância do ensino e aprendizagem da música deste período, dando oportunidade de participação às diferentes realidades dos estabelecimentos de ensino em Portugal.
Neste contexto, nesta edição do concurso a categoria C é aberta tanto a grupos formados por instrumentos antigos como a grupos formados por instrumentos modernos.

Categoria C – Música Barroca: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1983.
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
1) São aceites a concurso:

a) formações instrumentais e / ou vocais
b) dois a seis elementos

2) Repertório:

a) obras de aprox. 1600 a aprox. 1750
b) tocado em instrumentos antigos ou modernos (opcional)
c) Lá 440 ou 415, exactamente

3) A organização do concurso disponibiliza os seguintes instrumentos:

Provas Eliminatórias – Porto, Casa da Música

1 Órgão positivo

1 Cravo construído por Michael Walker, 1989
Modelo: Franco Flamengo “petit ravalement”
Tessitura: Sol0-Mi5, com transpositor para La=415, 440Hz
Dois teclados com acoplador Francês
Três registos (8’ 8’ 4’) e alaúde

Provas Finais – Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa

1 cravo Neupert
Modelo: Blanchet
com 2 manuais
com transpositor
afinação 415 / 440

1 cravo Neupert
Modelo Antunes
com 1 manual
com transpositor

1 órgão positivo Claude Armand


Nota: os candidatos podem utilizar instrumentos diferentes desde que assumam a responsabilidade de aluguer, transporte, afinação e seguros dos mesmos.


4) Não se aceitam transcrições. Porém, em casos excepcionais, os candidatos podem submeter propostas à apreciação do júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos no acto de inscrição (on-line, no sítio da Antena 2).

5) Cada grupo deve especificar para cada peça:

a) autor
b) título
c) data de composição
d) instrumentação
e) duração

6) Afinação, temperamento - deverá ser Vallotti para as formações com cravo e / ou órgão.

7) Estrutura das provas:

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por DVD):
a) Programa livre a partir de duas obras diferentes, com andamentos contrastantes

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 15 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.


ELIMINATÓRIA
a) Uma obra completa
b) Parte de outra obra, de carácter contrastante

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.


FINAL
a) Duas obras contrastantes (completas).

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.

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